26 março 2018

Livros: Resenhas - Dom Quixote(ediouro)

Editora Ediouro

Dom Quixote é um livro de Miguel de Cervantes que teve sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605, porém, mesmo depois de muito tempo o livro é reconhecido como um grande clássico e dificilmente alguém nunca ouviu falar ao menos no nome "Dom Quixote", você mesmo já deve ter ouvido falar ou até mesmo lido o livro e conhecido também seu fiel escudeiro Sancho Pança (que inclusive em um episódio dos Simpsons onde Homer está no Bar com seus amigos falando os apelidos que ele acha ofensivo e que não quer mais que os mesmos o chame, ele acaba citando o nome de Sancho).



Dom Quixote, que inicialmente pretendia ser simples sátira aos romances de cavalaria, tornou-se uma obra símbolo, básica na literatura universal. Quixote e Sancho Pança encarnam o próprio ser humano, oscilante entre o ridículo e o sublime, o ideal e o pragmático, o poético e o prosaico, o riso e a lágrima. Essa a razão da perenidade da obra de Cervantes, que extravasa os limites da literatura e invande os domínios da vida. Com ela, Cervantes criou o romance moderno.

Dom Quixote de La Mancha é um fidalgo, filho de pais ricos, mas que ao longo de sua vida vai perdendo toda a sua riqueza e o que tem de mais preciso são os seus livros, então ele mergulha na literatura em busca de uma fórmula para resolver os seus problemas, porém, acaba se encrencando ainda mais.

O fidalgo amava ler histórias sobre cavalaria porque possuem heróis ilustres, vilões, suspense, romance, aventuras, então acaba obcecado por elas e chega ao ponto da loucura, decide se tornar um cavaleiro andante como os de seus livros.

Junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança, os dois vivem aventuras, mas que existem apenas na cabeça do protagonista que acredita ver monges como feiticeiros, moinhos de vento como gigantes, acreditando que apenas homens destemidos como ele podem enfretá-los em nome dos mais frágeis, trazendo assim, esperança e paz para a Espanha.

Minha opinião sobre o livro

Eu simplesmente amei ler este livro. Apesar de engraçadas as situações que a dupla acaba enfrentando, a aventura é um tanto perigosa. A leitura é bem gostosa e você acaba realmente entrando no mundo de Dom Quixote e como ele realmente seria se existissem heróis cavaleiros tentando melhorá-lo.
Outro ponto que me chamou muito a atenção é que Cervantes conseguiu fazer com a leitura que você acredite ou pelo menos se pergunte se o culto fidalgo realmente existiu. Ele narra como se simplesmente estive contando as façanhas e dispares de Dom Quixote de la Mancha, o cavaleiro da triste figura.

"Só para mim nasceu Dom Quixote, e eu para ele; ele soube atuar e eu escrever."
 Então, o que achou do post? Você gosta desse tipo de postagem(resenhas)? Já leu as aventuras desse fidalgo? Deixa teu comentário. Sua opinião é muito importante para mim. Espero te ver por aqui mais vezes! 💜

2 comentários:

  1. Olá , gostaria de ler essa aventura de Don Quixote e Sancho Pança . A leitura me parece suave e divertida.

    ResponderExcluir