Junho é o mês do orgulho gay, mas você sabe o porquê que nós comemoramos nesse período e porquê chamamos de orgulho? O orgulho gay também é conhecido como orgulho LGBT, é o conceito que apoia lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais a ter orgulho da sua orientação sexual. Nesse contexto a palavra ORGULHO é usada como antônimo de vergonha que foi por muito tempo usada para oprimir as pessoas LGBT.
Até os anos 1960, os Estados Unidos tinham uma legislação anti-LGBT muito cruel. Era crime amar alguém do mesmo sexo, mesmo se fosse dentro de casa e consensual. Um relacionamento LGBT, até os anos 60, podia levar à prisão perpétua nos EUA. Castração, choque elétrico e lobotomia – cirurgias que retiravam parte do cérebro do paciente – eram usadas para tentar “curar” homossexuais.
Claro que isso não poderia ser tolerado e aos poucos a comunidade LGBT foi se organizando. Eram poucos os lugares que aceitavam pessoas LGBT, mas uns desses lugares era o bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village em Nova York.
Cansada, em 1969, a comunidade LGBT que se reunia no Stonewall Inn se revoltou. Durante dias eles enfrentaram a polícia, que fazia batidas frequentes no bar, agindo contra os frequentadores com violência e opressão. A primeira grande afronta que aconteceu em prol dos indivíduos LGBT e que ganhou destaque mundial foi nas primeiras horas da manhã do dia 28 de junho de 69 e esse evento ficou conhecido como Rebelião de Stonewall.
No dia 28 de junho de 1970 foi comemorado o aniversário do acontecimento com as primeiras paradas LGBT nos EUA. aconteceram manifestações nas cidades de Los Angeles e Chicago, além de Nova York. Em 1971 foi a vez de Boston, Dallas, Milwaukee, Londres, Paris, Berlim Ocidental e Estocolmo. E, desde então, a cada ano, mais e mais cidades se unem e se organizam para lutar pelos direitos LGBT. Desde então 28 de junho tornou-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT.
#LoveWins #Pride
O que achou do post? Seu comentário é importante, adoraria saber sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário